Navio da Svitzer com sistema de posicionamento da Rolls-Royce fez teste no porto de Copenhaga, na Dinamarca
Pioneiro do Rio

A Svitzer e a Rolls-Royce realizaram com êxito uma demonstração de um rebocador autónomo no porto de Copenhaga, na Dinamarca, referiu o World Maritime News. Segundo o jornal, no princípio do ano, o rebocador Svitzer-Hermod, de 28 metros, realizou uma série de manobras, operadas pelo comandante do navio a partir do cais, que atracou o navio em segurança. Durante a operação, o navio manteve um comandante a bordo para certificar que as manobras se realizavam com integral segurança.

O navio, construído em 2016 nos estaleiros de Sanmar, na Turquia, está equipado com com um Dynamic Positioning System, da Rolls-Royce, que é a chave do sistema de controlo de navegação autónoma. A embarcação também possui sensores que combinam dados através de um software que dá ao comandante um bom entendimento do navio e daquilo que o rodeia. A transmissão dos dados faz-se para um centro de controlo remoto, a partir do qual o comandante controla o navio.

As duas empresas estabeleceram um acordo para continuarem a cooperação em testes de controlos remotos e operações de navegação autónoma. Segundo o jornal, os sistemas primários envolvidos serão a navegação autónoma, perspectiva situacional, centro de controlo remoto e comunicações.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill