Madeira

Entre Janeiro e Setembro, os portos da Madeira registaram um aumento de 6% no movimento de mercadorias face a igual período do ano anterior. A carga contentorizada, que é a que tem maior significado no total, atingiu 648.334 toneladas, mais 4% do que no período homólogo de 2015.

Apesar disso, merece referência o facto de o movimento de carga geral ter crescido 39% (atingindo as 23.221 toneladas).

O volume de importação (809.57 toneladas, mais 6% do que em 2015) excedeu o de exportação (204.723 toneladas, mais 4% do que no ano anterior). A importação de graneis sólidos subiu 17%, à semelhança dos granéis líquidos, que subiram 3%.

O porto do Caniçal, dedicado exclusivamente à carga e que movimenta cerca de 97% de toda a mercadoria da Região Autónoma da Madeira, cresceu em todos os segmentos nos primeiros nove meses de 2016, face ao período homólogo de 2015.

Até Setembro, aumentou 6% o número de contentores ali movimentado e 7% o volume de TEU, o que se reflectiu num aumento de 20% da tonelagem total de mercadoria movimentada face a igual período do ano anterior.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill