Porto de Valência

A Autoridade do Porto de Valência (APV) reduziu a pegada de carbono do porto em 17,31% desde 2008, o primeiro ano em que foram feitos registos no âmbito do Climeport Project, um projecto de utilização de boas práticas e energias renováveis nos portos mediterrânicos.

A informação foi divulgada recentemente por Federico Torres, Director de Segurança e Ambiente da APV, na Ecofira, em Valência, num momento em que o tráfego de mercadoria no porto de Valência regista um crescimento de 14%.

De acordo com meios de comunicação internacionais, o mesmo responsável acrescentou que em 2014, a pegada de carbono do porto situou-se no equivalente a 2,58 Kg por tonelada de CO2.

Esta redução vai ao encontro dos compromissos voluntariamente assumidos pela APV com a assinatura, em 2008, em Roterdão, do World Climate Protection Initiative -C40, um mecanismo instituído para a diminuição das emissões dos gases com efeito de estufa nos portos.

Segundo Frederico Torres, a metodologia usada para quantificar a pegada de carbono segue a norma ISO 14064-1: 2012, que torna o porto de Valência o primeiro a verificar a sua pegada carbónica de acordo com esta referência.

Esta metodologia inclui as emissões da APV, bem como as dos concessionários, dos navios e do transporte terrestre produzidas dentro da área do porto de Valência.

De acordo com vários meios de comunicação social, o mesmo responsável adiantou ainda que o compromisso da APV em harmonizar as actividades portuárias com o desenvolvimento sustentável também conduziu a um aumento de eficiência energética em 25%. E recordou que entre 2008 e 2014 o ratio de eficiência energética no porto passou de 8.76 kWh por tonelada para 6.60 kWh por tonelada.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill