As autoridades do porto de Long Beach, nos Estados Unidos, e a operadora de terminais portuários Total Terminals International (TTI) aguardam para esta semana a chegada de um navio da Hanjing Shipping que irá transportar milhares de contentores vazios actualmente depositados no sul da Califórnia.
No âmbito de um acordo entre as duas entidades, a TTI assume o carregamento do navio e as autoridades portuárias renunciam às taxas portuárias, em prol desta operação, que libertará o porto de Long Beach de 1.300 contentores e as estradas da região de mais 3.000. No total, 4.300 contentores da Hanjing Shipping deverão ser embarcados de regresso à Ásia.
A medida serve igualmente para recuperar espaço nos chassis actualmente ocupados por cerca de seis mil contentores da Hanjing Shipping na região e que é necessário para acolher outros contentores utilizados no transporte de mercadorias de e para o sul da Califórnia. Nesse sentido, as autoridades portuárias de Long Beach e a TTI trabalham com outros parceiros visando uma solução para o problema.
A situação resulta do processo de falência em que se encontra envolvida a Hanjing Shipping desde o final deste Verão e que tem afectado diversas operações em todo o mundo, desde o transporte de mercadorias ao embarque e desembarque de carga e ao desembarque de tripulações.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística