O Porto de Lisboa atingiu um aumento de 33% no volume da mercadoria embarcada no primeiro trimestre, sendo de destacar em particular também o aumento de 15% na carga contentorizada.

As mercadorias embarcadas no Porto de Lisboa no primeiro trimestre registaram um crescimento de 33 por cento face ao período homólogo de 2016. Para a subida contribuiu fundamentalmente o aumento de 15% da carga contentorizada, em tonelagem e em número de TEU, o que consolida e reforça a posição do Porto de Lisboa como elo fulcral ao serviço das empresas exportadoras nacionais.

Na carga exportada, destaque para os granéis sólidos que aumentaram em 70% e para o crescimento de mais de 100% na exportação de clínquer.

No total das mercadorias movimentadas neste período, de janeiro a março de 2017, o Porto de Lisboa movimentou 2,85 milhões de toneladas, registando assim um crescimento global de 10%, face ao período homólogo. Os granéis líquidos contribuíram para esta subida com um crescimento de 23%, nomeadamente em combustíveis diversos.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill