CEO do porto apela a uma solução boa para todos: Reino Unido, Gibraltar e Espanha
Gibraltar

A competitividade e mesmo o futuro do porto de Gibraltar e da própria economia do território pode estar em risco se a Grã-Bretanha abandonar a União Europeia (UE), na opinião de Bob Sanguinetti, CEO e Capitão do porto de Gibraltar, refere o World Maritime News.

O abastecimento de navios (bunkering) naquele porto, que é um dos principais do Mediterrâneo com essa operação, bem como outras actividades portuárias, pode “ser severamente afectado” no caso de consumação do Brexit, refere aquele responsável, citado pelo jornal.

Se o Brexit se concretizar, todo o porto terá que ser reconfigurado em função das novas restrições fronteiriças a que ficará sujeito e que obrigariam o território a importar mais bens por via marítima, considera Bob Sanguinetti.

Actualmente, o porto de Gibraltar beneficia de um estatuto de membro da União Europeia acrescido do facto de estar excluído da obrigatoriedade de IVA, o que lhe permite, por exemplo, fornecer combustível a baixo preço, isento de IVA.

A saída do Reino Unido da UE, cujos efeitos permanecem incertos, e eventuais restrições no movimento de mercadorias, actividade laboral e aprovisionamento do porto, afectariam a atractividade que Gibraltar tem para os navios mercantes.

Recordando que esse cenário poderia prejudicar também a região espanhola vizinha. Actualmente, cerca de 10 mil pessoas atravessam diariamente a fronteira de Espanha para trabalhar em Gibraltar, pelo que o CEO do porto gibraltino espera que os Governos de ambos os países, juntamente com a UE, encontrem uma solução favorável aos interesses de todas as partes

Bob Sanguinetti nota também que no referendo ao Brexit, em 23 de Junho de 2016, 95.9% dos votos obtidos em Gibraltar foram favoráveis à permanência do Reino Unido na UE.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill