Até Setembro foram movimentadas 33,3 milhões de toneladas de mercadorias.

Os primeiros nove meses do ano representaram um grande movimento no volume de mercadorias movimentadas pelo Porto de Sines. Feitas as contas isso totalizou 33,3 milhões de toneladas, o que, comparado com os valores de 2014, representa um aumento de 20,9%.

Segundo comunicado do Porto de Sines todos os segmentos de carga registaram crescimento. No entanto os Granéis Sólidos e Granéis líquidos foram os que obtiveram melhores resultados: respectivamente 35,7 e 24,8 por cento. Já a Carga Geral aumentou 11,7%, fruto dos contentores e das novas cargas movimentadas no Terminal Multiporpose, onde se destacou o inicio da movimentação de gado vivo.

Em termos de à carga contentorizada, foram movimentados 1.022.381 TEU (Twenty-foot Equivalent Unit) no mesmo período, o que representou um crescimento superior a 10,3% comparativamente ao ano anterior.

De destacar, igualmente, o número de embarcações recebidas, 1.613, o que significa um aumento de mais 8%, tendo-se verificado, também, o aumento significativo do GT (Gross Tonnage) associado, mais 14%, para o qual contribuiu o aumento do tráfego de ULCS – Ultra Large Container Ships) face ao inicio da recepção dos maiores navios em operação do mundo pertencentes à aliança 2M (MSC + Maersk).



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill