A Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) renovou a parceria com a Volkswagen Autoeuropa, prorrogando o contrato de concessão do terminal Volkswagen/Autoeuropa no porto de Setúbal por mais cinco anos, com possibilidade de renovação.
Depois de duas décadas de colaboração, a atribuição de um novo modelo automóvel à fábrica da Volkswagen Autoeuropa de Palmela “cria a expectativa de um significativo aumento do volume de produção de veículos e também, previsivelmente, da movimentação através do porto de Setúbal”, refere a APSS.
Por esse motivo, “as ligações existentes irão ser reforçadas e poderá haver mais destinos a serem servidos directamente a partir do Porto de Setúbal”, refere a APSS, acrescentando que o porto poderá aumentar de importância no movimento ro-ro, quer no plano nacional, quer no internacional.
Em 2015, os veículos do Grupo Volkswagen fabricados na Autoeuropa exportados a partir do porto de Setúbal “superaram as 80 mil unidades”, diz a APSS, tendo como principais destinos a Alemanha (porto de Emden, principal hub logístico da Volkswagen), a China (portos de Guangzhou, Shanghai e Xingang) e o Reino Unido (portos de Grimsby, Sheerness, Tyne, White Hill Point).
A APSS refere ainda que “o Porto de Setúbal é e continuará a ser o eixo de escoamento mais importante na exportação dos veículos produzidos na Volkswagen Autoeuropa, o que contribui decisivamente para a liderança do porto na movimentação ro-ro de veículos ligeiros em Portugal”.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística