O Secretário de Estado para Economia, Transporte e Inovação da Alemanha, Torsten Sevecke, citado pelo World Maritime News, afirmou que o porto de Hamburgo e os processos de controlo alfandegário e de importações do porto está “bem preparado” para o Brexit, “mesmo na eventualidade de engarrafamentos nos portos de ferries do Canal da Mancha, em Antuérpia e Roterdão, provocarem desvio de rotas para Hamburgo”.
Segundo o jornal, durante meses, vários profissionais estiveram em Hamburgo em formação com o objectivo de se prepararem para vários cenários. Estão inclusivamente instalados gabinetes veterinários suplementares para prestar aconselhamento no caso de um Brexit sem acordo, refere o jornal.
Embora a rejeição do acordo do Brexit pela Câmara dos Comuns, na última semana, não tenha tido qualquer impacto nos preparativos que o porto tem vindo a fazer, quer no plano legal, quer noutros, as autoridades portuárias de Hamburgo reconhecem que face à ligação entre este porto e o Reino Unido importa que uma transição para uma situação de saída britânica da União Europeia sem acordo se processe da forma mais suave possível.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística