O porto de Haifa, em Israel, recebeu no último fim-de-semana o maior navio de sempre a atracar nas suas instalações, o Maersk Hamburg, com 15.300 TEUs, um comprimento de 354 metros e um calado de mais de 15 metros. O porto teve inclusivamente de se preparar adquirindo dois novos guindastes STS para o transporte de contentores, segundo vários meios de comunicação internacional.
Note-se que os dois parceiros da Aliança 2M, a Maersk e a MSC, e a empresa de transporte marítimo israelita ZIM já tinham reforçado uma cooperação entre si. Pelo que o navio, que iniciou a sua rota na China e Coreia do Sul, passando pelo Canal de Suez, para ir directamente ao porto de Haifa, faz as linhas 2M. De Haifa seguirá para o Adriático, antes de retornar a leste.
Este foi o primeiro grande navio a parar no porto de Haifa, que se prepara agora para receber mais navios deste porte. O navio que se segue é o Maersk Havana, lançado em Janeiro e que está neste momento no Mar Vermelho, sendo esperado em Haifa no Dia da Independência de Israel no final desta semana.
“Este é um voto de confiança entre as duas maiores empresas de navegação do mundo nas capacidades do porto de Haifa. Este é mais um passo para garantir um futuro brilhante para o porto de Haifa e um marco importante no nosso plano estratégico”, comentou Eshel Armony, presidente da Haifa Port Company, que explora aquela infra-estrutura.
Para concluir, o CEO da Haifa Port Company, Mendi Zaltzman, afirmou que as embarcações que têm o tamanho do Maersk Hamburg não entram no porto, a menos que sejam minuciosamente examinadas em relação às suas capacidades físicas e à eficiência operacional para minimizar a sua permanência no porto.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística