As autoridades do porto de Antuérpia e a dotOcean, empresa de tecnologia marítima, estão a desenvolver um novo barco sonda para o porto – Echodrone –, que é um protótipo para realizar medições da profundidade da água em todo o porto, de modo a garantir a passagem segura dos navios e complementando o já existente Echo, segundo comunicado oficial.
O porto, que está a investir na inovação digital, considerada pelas respectivas autoridades como uma “resposta poderosa” à rápida mudança do mundo nos dias de hoje, irá desenvolver o novo barco sonda, completamente autónomo, tornando-o mais competente e susceptível de operar no meio do tráfego marítimo, mas não só.
“Como porto mundial, ambicionamos ser líderes no desenvolvimento de conceitos inovadores”, explica Piet Opstaele, Director de Inovação da Autoridade Portuária de Antuérpia. “Desta forma, estamos a lançar bases para o “porto inteligente” do futuro, no qual as tecnologias digitais serão usadas para tornar operações terrestres e aquáticas mais flexíveis, ágeis e eficientes”, conclui.
Piet Opstaele acrescenta que “com a ajuda do Echodrone, será possível, no futuro, realizar outros tipos de medições, como ambientais ou inspecção de paredes de cais” e que “essa tecnologia é um verdadeiro avanço para nós na procura de soluções inteligentes”.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística