Nos primeiros nove meses deste ano, o porto de Antuérpia, o segundo maior da Europa, a seguir ao de Roterdão, registou um movimento de 177.026.550 toneladas, mais 6% do que no período homólogo do ano anterior, deixando antever um movimento anual que constituirá um recorde pelo sexto ano consecutivo.
De acordo com a autoridade portuária de Antuérpia, o movimento de carga cresceu em todas as áreas geográficas, com destaque para o movimento com a Europa (+12,4%). Por outro lado, o movimento de contentores cresceu 7,1% em toneladas face ao mesmo período do ano anterior e em TEU cresceu 6,8%. A carga fraccionada, por seu lado, registou uma ligeira melhoria, depois de um período longo com números negativos, em boa parte, no caso da carga fraccionada convencional, devido a importações de ferro e aço.
Já o total da carga roll-on-roll-off desembarcada cresceu 5,6%, para 3,9 milhões de toneladas, e o número de veículos de passageiros embarcados cresceu 4,1%, enquanto o número de camiões e outra carga rolante pesada aumentou 2,6%.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística