O porta-contentores MSC ZOE terá perdido mais de 30 contentores entre 1 e 2 de Janeiro no Mar do Norte, a norte de Borkum, na Alemanha, durante um trajecto entre o porto de Sines e o de Bremerhaven, na Alemanha, referiu ontem a safety4Sea.
No momento em que escrevemos este artigo, ainda no dia 2 de Janeiro, 18 contentores já teriam sido localizados e 7 estariam perdidos entre Vlieland e Terschelling, na Holanda, mas estava em curso uma operação de quantificação e localização do total perdido, dificultada por condições atmosféricas adversas.
Segundo a publicação, parte da mercadoria desses contentores serão componentes automóveis e brinquedos, mas relativamente a três contentores a carga em causa será de peróxidos orgânicos, um composto químico potencialmente inflamável e volátil, sensível ao calor, choque mecânico, fricção ou contaminação por materiais incompatíveis.
O nosso jornal contatou a MSC em Portugal para confirmar a ocorrência e a informação com ela relacionada, mas fonte da empresa optou por nada confirmar, reservando para momento posterior uma comunicação sobre o assunto, se tal for considerado oportuno.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística