Após o anúncio dos orçamentos do Paquistão e do Bangladesh, o sector do desmantelamento de navios nestes países assistiu a uma quebra nos preços da LDT (light displacement tonnage, ou seja, o preço da aquisição de navios para reciclagem, por tonelada e sem carga, abastecimentos, combustíveis e tripulações), refere o World Maritime News.
Citando um comprador de navios para reciclagem, o jornal refere que os preços caíram cerca de 10 dólares (8,87 euros) por LDT assim que se conheceram os dados do orçamento paquistanês e os rumores de que o orçamento do Bangladesh também não traria nada de bom para o sector.
O receio do sector, em ambos os países, que são dois dos mais importantes mercados mundiais de desmantelamento e reciclagem de navios, está relacionado com a eventual aplicação de taxas sobre a actividade por via da sua previsão orçamental. Neste momento, porém, parece reinar alguma confusão sobre a aplicação desta medida.
O jornal refere que segundo dados de um comprador de navios para desmantelamento, os preços já diminuíram e se forem confirmadas as notícias sobre os orçamentos poderão sofrer nova quebra, contribuindo para um arrefecimento das vendas.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística