A empresa espanhola Fred Olsen encomendou dois ferries trimaran à construtora naval australiana Austal Limited, refere o World Maritime News. O contrato tem o valor de 126 milhões de euros e implica a construção dos navios a partir de 2018 nos prazos de 29 e 36 meses, refere o jornal.
Ainda segundo o jornal, cada um dos navios terá capacidade para transportar 1.100 passageiros e 276 automóveis a uma velocidade até 38 nós. O local da construção ainda não foi divulgado.
Estes serão o segundo e terceiro trimarans em alumínio destinados à Fred Olsen pela Austal Australia. Actualmente, a empresa espanhola já opera o maior (e que foi o primeiro) trimaran para passageiros e veículos, o Benchijigua Express, concebido e construído pela empresa australiana em 2005.
“O Benchijigua Express tornou-se uma referência na indústria em operações comerciais de ferries, excedendo as expectativas de desempenho, velocidade e experiências para os clientes nas Ilhas Canárias”, refere David Singleton, CEO da Austal, citado pelo jornal.
A Fred Olsen foi fundada em 1974 e une as sete ilhas do arquipélago espanhol das Canárias por ferries, cobrindo cinco rotas para passageiros, veículos de lazer e mercadorias, transportando mais de 2,5 milhões de pessoas, 600 mil automóveis e mais de 125 mil veículos pesados anualmente.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística