Foi lançada, recentemente, pela companhia italiana Leonardo, uma plataforma online com um sistema de vigilância inovador, que fornece informações sobre a posição dos navios em tempo real, segundo comunicado oficial. Denominada, SEonSE (Smart Eyes on the SEas), esta pode ser acedida através de um computador ou de um smartphone.
Sistema que será notável para os armadores de navios de alto mar, principalmente os que frequentam zonas onde a pirataria é frequente, pois permite, não só, perceber se um navio for desviado, como qualquer actividade anormal a bordo.
Note-se que a pirataria, principalmente no Sudeste Asiático e na África Ocidental, custa milhões de dólares aos armadores, pelo que este novo sistema é “um grande passo” para o transporte marítimo.
Mas, não só, este pode fazer também um controlo da pesca ilegal, e da lei marítima em geral, ou mesmo servir de auxílio às análises de mercado que derivem do controlo de rotas, como refere Luigi Pasquali, Coordenador das Actividades Espaciais da Leonardo.
Recolhida através de vários satélites, a informação desta plataforma não poderá ser ocultada intencionalmente pelas embarcações, pois além do sistema de radar, tem um sistema de captura de imagens, para as embarcações que optam por não cumprir o sistema de identificação no mar.
Plataforma que, para além de informar sobre a posição dos navios, fornece os registos de navios do mundo, bem como informação meteorológica e oceanográfica.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística