A frota mundial de porta-contentores inactivos atingiu um recorde em Dezembro de 2015, com uma capacidade total de 1,36 milhões de TEU, cinco vezes mais do que no princípio do ano, de acordo com a Alphaliner.
No final de 2015, estavam imobilizados 331 porta-contentores, sendo que os de menos de 7.500 TEU apresentavam uma tendência crescente, devido a condições de mercado adversas.
Igualmente no final do último ano, a capacidade total da frota global de porta-contentores atingia 19,94 milhões de TEU, mais 8,5 por cento do que em Janeiro. Em 12 meses, entrou no mercado um número recorde de 214 novos porta-contentores, que juntaram 1,72 milhões de TEU à respectiva frota mundial, enquanto eram retiradas 200 mil TEU.
A fragilidade do mercado, no entanto, não impediu os armadores de encomendarem novos navios durante o ano, tendo sido feitos 255 novos pedidos, equivalentes a 2,34 milhões de TEU, que contribuíram para um excesso de capacidade de carga no mercado. A Alphaliner não antevê uma redução significativa da frota de inactivos antes de Abril.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística