A Universidade do Pacífico Sul (USP, sigla em inglês) e a China Navigation Company (CNco), comprometidas com o baixo nível de emissões de carbono, irão desenhar uma nova geração de navios para a região do Pacífico. Pelo que, durante dois anos, ambas irão operar e monitorizar o desempenho do mesmo.
O Projecto Cerulean idealiza uma nova classe de pequenos fretes de carga, com possibilidade de expansão posterior, de forma a tornar-se uma solução económica para as Comunidades e Territórios das Ilhas do Pacífico (PICT, sigla em inglês), dependentes do transporte marítimo para importações essenciais e transporte de pessoas.
O projecto idealiza igualmente a concepção, construção e teste de um projecto de navio de baixo carbono para atender o PICT, juntamente com o Centro Micronesiano de Transporte Sustentável (MCST).
Note-se que a falta de transporte viável é uma barreira às economias em desenvolvimento, principalmente quando tem de ceder-se a rotas não económicas, que exigem muitas vezes subsídios governamentais desmedidos.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística