A MSC assinou um contrato com a Abu Dhabi Ports para concessão de um terminal de contentores por 30 anos no porto de Khalifa, nos Emirados Árabes Unidos (EAU), no valor de 1.600 milhões de euros, referiu o World Maritime News.
O acordo incluirá investimentos em 13 gruas ship-to-shore adicionais, que totalizarão 25 ao longo dos próximos dois anos, e em cais mais profundos, para receber embarcações maiores. O objectivo é aumentar a capacidade do porto, passando dos 2,5 milhões de TEUs actuais, para 8,5 milhões de TEUs em cinco anos.
“Estes acordos consolidam a posição dos Emirados Árabes Unidos e Abu Dhabi como uma plataforma global de comércio, transporte e logística. E promovem igualmente o crescimento económico e o aumento do investimento por meio do aumento do tráfego de contentores”, referiu Ahmed Al Jaber, Ministro de Estado dos EAU e presidente do Conselho de Administração dos Portos de Abu Dhabi.
“Os Emirados Árabes Unidos foram bem-sucedidos na implementação de grandes projectos de infra-estruturas e isso deve-se, em grande parte, à presença dos portos tecnologicamente mais avançados do mundo, redes de transporte modernas e integradas, bem como à sua localização estratégica central, entre Ásia, Europa e África, atraindo mercados emergentes e desenvolvidos com excelentes perspectivas de crescimento”, concluiu o governante.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística