Porto de Setubal

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, reconheceu que o Governo ainda não tomou uma decisão definitiva sobre a construção de um novo terminal de contentores no Barreiro, mas que se optar por avançar por essa via, tal não prejudicará o porto de Setúbal. De acordo com a Lusa, porém, a ministra admitiu que o porto possa crescer um pouco mais do que os 60% previstos na sequência de intervenções que ali deverá ser feitas, se não contar com a concorrência do terminal do Barreiro.

Ana Paula Vitorino fez estas referências na passada segunda-feira, no porto de Setúbal, durante uma sessão de apresentação da «Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária 2017/2026». No local, segundo a Lusa, adiantou que estão previstos investimentos em acessibilidades marítimas e ferroviárias no valor de 25,2 milhões de euros naquele porto, que “ficará com capacidade de acolhimento do mesmo tipo de navios que hoje vão ao porto de Lisboa”.

As intervenções previstas incluem, essencialmente, dragagens para melhoria dos acessos marítimos no estuário do Sado, que permitirão a entrada de navios de 3.000 a 4.000 TEU no porto setubalense, melhoramentos nos acessos ferroviários que fará aumentar a receçpão/expedição de nove comboios diário, em cada sentido, para 15 comboios. Segundo a ministra, está igualmente em análise a construção de uma nova marina.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill