A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, acolheu bem a ideia de um terminal único de mercadorias para as regiões autónomas em Lisboa, segundo afirmou recentemente à Lusa o Secretário Regional dos Transportes e Obras Públicas dos Açores, Vítor Fraga. A ideia tinha sido defendida por Vítor Fraga junto da ministra, em reunião ocorrida em Lisboa.
De acordo com o governante açoriano, esta solução permitiria “optimizar o modelo de transporte de carga, contribuindo para reduzir custos directos e indirectos associados” e “melhorar tempos de entrega” das mercadorias no destino final, segundo terá referido à Lusa. Acrescentou que a medida está prevista no programa do Governo regional açoriano e foi apresentada na Assembleia Legislativa dos Açores, seguindo-se o desenvolvimento do trabalho para a concretizar.
Na reunião com Ana Paula Vitorino, Vítor Fraga abordou também a participação dos portos açorianos no cumprimento do plano nacional para a competitividade dos portos, e o papel do porto da Praia da Vitória (na Terceira) como plataforma logística internacional para mercadorias e a utilidade de ali se instalar uma estação de abastecimento de gás natural liquefeito (GNL).
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística