De acordo com a Vessels Value, apenas 1.220 dos 2.440 navios previstos para serem entregues em 2017 foram recebidos pelos armadores
Porto de Chabahar

Apenas cerca de 50% dos navios encomendados para este ano foram entregues. Segundo a consultora Vessels Value, dos 2.440 navios encomendados para este ano, somente 1.220 foram postos na água.

A consultora recorda que as entregas normalmente abrandam no final do ano, até porque se os armadores aguardarem algumas semanas, até ao final do ano, recebendo o navio já no ano seguinte, ele será considerado um ano mais novo do que seria se fosse entregue no ano anterior.

De acordo com a Vessels Value, foram entregues 70% dos navios de transporte de gás de petróleo liquefeito, 68% dos graneleiros e 63% dos navios tanque. Foram igualmente entregues 50% dos porta-contentores, 49% dos navios para gás natural liquefeito e 33%dos navios de refrigeração, entre outros.

A consultora nota também que as unidades offshore foram as mais retardadas. No caso das unidades móveis para prospecção marítima, só foram entregues 10% das encomendas e no caso dos navios de abastecimento para offshore apenas foram entregues 20%. Já quanto aos navios de construção offshore, mais de 70% das encomendas permanecem por entregar.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill