A consultora Drewry manifesta surpresa com os números dado que outros dados apontam para resultados diferentes
Drewry

O volume de contentores transportado entre a Ásia e a zona sul de África diminuiu 13% no primeiro trimestre deste ano, apesar das expectativas de crescimento comercial nas rotas marítimas do sul, refere o World Maritime News, citando a consultora Drewry.

De facto, um artigo do American Shipper cita o mesmo relatório (o Container Trade Statistics, ou CTS, da Drewry) que revela um crescimento no transporte de contentores no primeiro trimestre deste ano face ao período homólogo do ano anterior.

A queda registada nas rotas entre a Ásia e o sul de África é surpreendente, de acordo com a Drewry, citada pelo jornal, atendendo à esperada recuperação económica da África do Sul face a 2016 e à valorização da sua moeda.

Fontes da consultora mostram-se cépticas quanto aos dados do CTS, face a dados de outras proveniências que sugerem que o comércio entre estas duas zonas cresceu, ainda que marginalmente, este ano, e ao aumento das tarifas, contradizendo o mencionado declínio.

O jornal apresenta números do CTS que revelam quedas abruptas no transporte de contentores da Ásia do Norte (-37%) e Sudeste Asiático (-30%), mas registam uma subida na Grande China (+1.4%).



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill