O volume de contentores transportado entre a Ásia e a zona sul de África diminuiu 13% no primeiro trimestre deste ano, apesar das expectativas de crescimento comercial nas rotas marítimas do sul, refere o World Maritime News, citando a consultora Drewry.
De facto, um artigo do American Shipper cita o mesmo relatório (o Container Trade Statistics, ou CTS, da Drewry) que revela um crescimento no transporte de contentores no primeiro trimestre deste ano face ao período homólogo do ano anterior.
A queda registada nas rotas entre a Ásia e o sul de África é surpreendente, de acordo com a Drewry, citada pelo jornal, atendendo à esperada recuperação económica da África do Sul face a 2016 e à valorização da sua moeda.
Fontes da consultora mostram-se cépticas quanto aos dados do CTS, face a dados de outras proveniências que sugerem que o comércio entre estas duas zonas cresceu, ainda que marginalmente, este ano, e ao aumento das tarifas, contradizendo o mencionado declínio.
O jornal apresenta números do CTS que revelam quedas abruptas no transporte de contentores da Ásia do Norte (-37%) e Sudeste Asiático (-30%), mas registam uma subida na Grande China (+1.4%).
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística