Segundo a consultora Clarksons, o mundo perdeu 576 estaleiros activos entre 2009 e 2017. A maior perda foi no segmento dos graneleiros (67%), depois nos navios tanque (55%) e ainda nos porta-contentores (40%)
Estaleiros

O número de estaleiros activos (com, pelo menos, um navio de 1.000 ou mais GT – gross tonnage ou arqueação bruta – em construção) à escala global caiu 62% desde 2009, de acordo com a consultora Clarksons, citada pelo World Maritime News. De acordo com as mesmas fontes, em 2009 existiam 934 estaleiros activos, contra 358 em Julho deste ano, “o número mais baixo desde há muitos anos”, escreve Ivan Rumynin, analista da Clarksons.

A principal queda, de 67%, verificou-se no segmento dos graneleiros, relativamente ao qual existiam 293 estaleiros em 2009, contra 97 actualmente. Em termos regionais, esta queda ocorreu principalmente na China, que assistiu a uma diminuição de 73%.

No segmento de navios tanque com 10 mil toneladas ou mais de porte bruto – deadweight tonnage, ou dwt – o número de estaleiros caiu 55% desde 2009, para 89. Neste período, a China, a Coreia do Sul e o Japão perderam entre 10 e 20 estaleiros deste segmento, cada um.

No segmento de porta-contentores, desapareceram 40% dos estaleiros nos últimos oito anos, para um total de 56 no princípio deste ano. Na Ásia, a queda foi de 64 para 46, mas foi na Europa, onde hoje apenas um estaleiro está a construir um porta-contentor, que se verificou a maior diminuição (96%). Segundo a consultora, em 1998, a Alemanha mantinha 17% dos estaleiros activos deste segmento, em termos de capacidade de TEU.

A Clarksons também refere que 30% dos estaleiros actualmente activos terminam a construção dos navios sob encomenda no final deste ano, o que indicia a manutenção desta tendência decrescente.

Ivan Rumynin esclarece que o mesmo estaleiro pode ser considerado activo em mais do que um sector por manter em construção navios de diferentes categorias, pelo que a soma dos estaleiros activos por sector não corresponde necessariamente ao total de estaleiros activos.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill