A MSC Espanha está a reforçar a sua operação inter-modal junto ao porto de Valência, com o objectivo de reduzir custos logísticos e optimizar serviços de transporte terrestre para os seus clientes, refere o jornal Transporte XXI na sua última edição. No processo, a portuguesa Medlog (antiga CP Cargo e agora integrada no grupo MSC) poderá ter um papel a desempenhar.
Conforme disse Jaime Lopez, International Project Leader da MSC, ao mesmo jornal, “vamos centrar-nos naquilo em que pudermos reduzir custos de transporte na empresa, coordenando mais todos os transportes, apoiando o departamento terrestre, baseando-nos em instrumentos de melhoria e inovação e desenvolvimento de novas tecnologias, algo em que a MSC está muito avançada”.
Em simultâneo, está planeada a expansão dos comboios da Medlog para Espanha, a médio prazo, fazendo a ligação entre redes portuguesas e espanholas, no âmbito de um projecto ibérico traçado por ocasião da sua aquisição pela companhia suíça. Um projecto que é considerado uma das oportunidades abertas pela MSC para a inter-modalidade em Espanha, segundo o jornal.
De acordo com o jornal, a expansão da Medlog será feita através de comboios de contentores com mercadoria destinada a portos como os de Barcelona e Valência. Na poupança de custos, aliás, a MSC vir a utilizar mais o transporte ferroviário em Espanha, que irá responder a necessidades dos seus clientes de terem um serviço porta a porta. O jornal cita Ignacio Ballester, director da MSC Valência, que em Junho admitia que “um comboio é um feeder de 72 TEU e relativamente ao qual ainda carecemos de alguma aprendizagem”.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística