Colaboração com a empresa chinesa facilita reserva de espaço a bordo por via electrónica
Maersk

A Maersk estabeleceu uma parceria com a empresa chinesa de e-commerce Alibaba para fornecer aos seus clientes uma solução digital de reserva de espaço para transporte de mercadoria a bordo de navios, refere o World Maritime News.

O acordo foi assinado em Dezembro de 2016 e envolve um programa piloto da Maersk desenvolvido no portal One Touch da Alibaba para utilizadores registados. O produto inicial permite a esses utilizadores inscrever o preço dos espaços desejados em rotas selecionadas, fazendo um pré-depósito da quantia em causa.

De acordo com a agência Reuters, a Maersk terá admitido que esta iniciativa inclui-se na estratégia de fornecimento e serviços digitalizados aos clientes e que planeia lançar mais programas piloto noutros portais

Embora os carregadores recorram habitualmente aos transitários para reservas de espaço a bordo dos porta-contentores, algumas empresas de navegação, como a Maresk, estão a admitir que os donos das cargas reservem directamente o espaço pela Internet, refere a Reuters.

A agência noticiosa acrescenta que as empresas de e-commerce estão cada vez mais a envolver-se na logística, numa tentativa de obter mais controlo sobre as suas cadeias de abastecimento.

A Alibaba adquiriu a One Touch em 2010 e hoje é a principal plataforma chinesa de e-commerce, recorda a Reuters. Nos últimos anos, a empresa tem feito incursões na área da logística, adquirindo participações em armazéns e correios, refere a agência.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill