A Maersk decidiu deslocar escalas dos seus navios do porto de Algeciras na sequência do anúncio de greves de estivadores espanhóis para os dias 6, 8, 10, 13, 15 17, 20, 22 e 24 de Março, refere o World Maritime News.
Depois da aprovação da legislação liberalizadora do trabalho portuário, no passado dia 24 de Fevereiro, o documento vai ainda ser discutido no Congressos nos próximos dias 7 e 9 deste mês. Conforme referimos neste jornal, se não ocorrerem alterações de posições, as greves mantêm-se.
O abrandamento de actividade existe desde 24 de Fevereiro e deverá manter-se até ao início das greves. De acordo com o jornal, a Maresk desenvolveu um plano de contingência que envolve o recurso a portos alternativos na Europa e Mediterrâneo.
Os navios das rotas ocidentais provenientes das linhas Ásia/Europa e do Médio Oriente que normalmente escalam Algeciras serão desviados para portos no Mediterrâneo. Já os navios das rotas orientais, continuam por agora a escalar Algeciras, onde continuam a ser efectuadas as operações de transbordo, segundo refere o jornal, com base em dados da Maersk.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística