Navios mais eficientes, optimização de rotas e integração de informação fazem parte do plano
Maersk

A empresa suíça Agility Logistics, estabeleceu um acordo com a Maersk Line que visa reduzir as emissões de CO2 em 15% por cada contentor embarcado pela companhia suíça até 2020, referiu o World Maritime News.

Nos termos deste compromisso, ambas as partes procurarão formas de reduzir as emissões através do transporte em navios mais de consumo mais eficiente, da optimização de rotas e de novos processos de integração de indicadores de emissões de CO2 no fluxo de informação sobre transporte marítimo.

Segundo o jornal, o acordo faz parte de um projecto da Maersk (Carbon Pact Challenge) orientado para a diminuição das emissões e do seu impacto negativo para o ambiente por parte do transporte marítimo.

Actualmente, segundo a Organização Marítima Internacional (OMI, ou IMO, conforme a sigla em inglês), o transporte marítimo é responsável por 3% das emissões mundiais de CO2 e por 10% das emissões de O2 do sector dos transportes.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill