Empresa deixa de aceitar movimento de carga de e para o Qatar no terminal de Jebel Ali
Digital Container Shipping Association

A Maersk deixou de aceitar reservas para carga de transbordo no terminal de Jebel Ali, no Dubai, proveniente ou destinada ao Qatar, na sequência do corte de relações diplomáticas entre diversos Estados árabes, incluindo a Arábia Saudita, Emiratos Árabes Unidos e Barhein, e o Qatar, refere o World Maritime News.

Segundo o jornal, a Arábia Saudita, os Emiratos Árabes Unidos e o Barhein já baniram dos seus portos os navios provenientes ou destinados ao Qatar. A medida, que também afecta os navios com pavilhão do Qatar, está a afectar as operações nos terminais de DP World Jebel Ali e de Abu Dhabi, que já não aceitam carga de e para o Qatar, incluindo carga para transbordo.

Entretanto, segundo o jornal, a Autoridade do Canal de Suez já informou que os navios com pavilhão do Qatar que atravessem o Canal de Suez não sofrerão restrições, dado que se trata de um local internacional de passagem.

O jornal cita ainda a Maersk, segundo a qual a empresa está a procurar soluções alternativas relativamente à decisão tomada e que estão relacionadas com o tráfego de mercadoria por mar, que deverão ser anunciadas nos próximos dias.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill