lisnave

Em 2015, a LISNAVE registou um aumento de 16,3% no número de navios reparados, que atingiu os 107, e no número de 7,6% no número de clientes que procuraram os serviços dos estaleiros, que totalizaram 56, provenientes de 19 países.

Dos 107 navios reparados, 61 foram petroleiros, o segmento tradicional dos estaleiros, 14 porta-contentores, 13 graneleiros, sete ro-ro e seis de transporte de gás de petróleo liquefeito. Os restantes foram dragas, barcaças e navios de carga geral.

A LISNAVE regista como relevantes as reparações efectuadas na barcaça off-shore “S600” da Saipem, nos petroleiros “Manuela Saenz” e “Negra Matea”, da PDVSA, e na draga “Marieke”, da Dredging International.

Para a LISNAVE, que considera a reparação e a manutenção naval uma actividade cíclica e um reflexo da economia mundial, estes resultados correspondem a “um ano aceitável”, conforme esperado.

De acordo com a empresa, à semelhança de 2014, a Grécia, com 30 navios, Singapura, com 20, e a Alemanha, foram os países que mais procuraram a LISNAVE. A Itália e a Inglaterra, com nove navios cada um, e o Japão, com cinco, também merecem destaque nesta avaliação.

O principal cliente foi o grupo Teekay Marine (de Singapura, Escócia e Canadá), que manteve 11 navios na Mitrena, seguido pela Tsakos Columbia Shipmanagement (Grécia), com oito, Grimaldi Group (Itália), com sete, e a Navigator Gas e a Enterprise and Trading (ambas gregas), com cinco cada uma.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill