Alianças no transporte marítimo condicionam desenvolvimento tecnológico
Transporte de contentores

A indústria do transporte marítimo de contentores parece ter transferido o seu tradicional interesse nas grandes inovações tecnológicas em larga escala para as grandes alianças vocacionadas para a eficiência operacional, de acordo com a empresa de pesquisa e consultoria Maritime Strategies International (MSI), refere o World Maritime News.

E face à preocupação dos transportadores em reduzir custos, todos os fabricantes envolvidos em inovações tecnológicas devem considerar que os sistemas propostos para navios sejam compatíveis com os sistemas de outros navios pertencentes à mesma aliança, recorda o analista da MSI, Jamie Seneviratne, citado pelo jornal.

Embora a indústria de transporte de contentores tenha sido, historicamente, pioneira em tecnologias de vanguarda, muitas vezes orientadas para o desenvolvimento sustentável e a eficiência, o impulso inovador do sector tornou-se irregular, com novidades como os eco-navios e os navios de novas dimensões seguidos de incrementos de encomendas.

Para a MSI, a dinâmica das grandes alianças no interior das empresas de navegação pode alterar o ritmo e a forma das inovações tecnológicas, que delas dependerão em vez de serem elas as indutoras das soluções da indústria, como em tempos foram.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill