Três portos em perspectiva: Sagar Island, Enayam e Paradip
Drewry

A Índia prepara-se para construir uma série de novos pequenos portos comerciais e já terá mesmo um plano que prevê a expansão da sua capacidade portuária, com base no volume de tráfego de mercadorias dos 12 maiores portos do país, referem vários meios de comunicação internacionais.

Segundo divulgado pelo Governo indiano, estão previstos três portos: Sagar Island, no Estado de Bangala Ocidental, Enayam, no Estado de Tamil Nadu, e Paradip, no Estado de Orissa.

A proposta de um porto em Sagar Island foi feita para reduzir os constrangimentos da navegação fluvial até ao porto de Kolkata, mais a norte, como a sedimentação frequente e os elevados custos de dragagem. De acordo com dados divulgados, deverá ter um movimento de mercadoria da ordem das 3,5 milhões de toneladas/ano em 2020 e que poderá atingir as 27 milhões de toneladas/ano em 2035.

O porto de Enayam foi proposto pelo porto de Chidambaranar e está em preparação um plano de pormenor. Segundo dados vindos a público, o primeiro cais para contentores deste novo porto (Fase 1) poderá estar operacional em Dezembro de 2020.

Está igualmente previsto alargar o porto de Paradip, que aumentará a sua actual capacidade anual de 140 para 250 milhões de toneladas de mercadoria em 2020.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill