Foram recentemente inauguradas as obras de reordenamento e ampliação do porto de Velas, na ilha de S. Jorge, nos Açores, orçadas em 23 milhões de euros. São mais 150 metros de cais comercial e mais 2.200 metros de terrapleno, a juntar a uma intervenção nas redes de água potável, água salgada de combate a incêndios e eléctrica e de iluminação e à construção de uma estrutura para oficina, armazém e garagem de máquinas.
Presente na cerimónia, o presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, recordou que esta é a terceira componente de uma estrutura portuária moderna, funcional e eficiente em S. Jorge, depois do investimento de um milhão de euros numa rampa ro-ro feito neste porto em 2012 e da construção de uma nova gare de passageiros, que funciona desde 2018.
“Como resultado directo e imediato desse investimento, a ilha de São Jorge passa a dispôr de um porto comercial que permite a operação de dois navios em simultâneo, que tem reforçadas as condições de segurança no tráfego de passageiros e viaturas em navios ferry, permitindo também a sua operação em simultâneo com os navios comerciais”, terá referido Vasco Cordeiro, citado pelo Jornal dos Açores.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística