MOL

O impulso favorável no mercado de granéis sólidos no final de 2016 não deve manter-se ao longo de 2017, de acordo com a empresa de consultoria em transporte marítimo Maritime Strategies International (MSI), citada pelo World Maritime News.

A empresa antecipa um ano fraco nessa matéria, com o comércio de minério de ferro abaixo das expectativas, ainda que compensado pelo comércio de carvão, que tem boas expectativas, eventualmente reforçadas por factores de curto prazo que deverão desenvolver-se no prazo de semanas.

O jornal refere que o fretamento de navios Capesize (entre 175 mil e 400 mil toneladas de porte bruto) para embarque de minério de ferro em Janeiro, proveniente do Brasil e Austrália, abrandou no final do ano.

A longo prazo, a MSI prevê que a partir de 2018 o panorama seja positivo, ainda que não tanto como se esperava, essencialmente por causa de uma perspectiva mais prudente sobre a produção de aço da China, das importações de minério de ferro e das importações de carvão europeias.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill