O impacto económico do porto de Lisboa é de 58 mil milhões de euros, revelou recentemente o Jornal Económico, com base numa versão preliminar de um estudo da Augusto Mateus & Associados – Sociedade de Consultores Lda. Segundo o jornal, a análise não contempla o impacto de um eventual novo terminal no Barreiro e já terá sido entregue à ministra do Mar.
De acordo com o estudo, citado pelo jornal, este impacto, que engloba efeitos directos, indirectos e induzidos, representa 772 mil postos de trabalho, 16% do volume de emprego em Portugal, 23 mil milhões de Valor Acrescentado Bruto (VAB), 15% da riqueza gerada a nível nacional e 11 mil milhões de euros em remunerações.
A mesma análise conclui também que se considerarmos apenas as actividades relacionadas com importações e as exportações, esse impacto é de cerca de 54 mil milhões de euros (37,3 mil milhões de euros por via das importações e 16,6 mil milhões por via das exportações).
Ali se conclui também que a actividade de cruzeiros no porto de Lisboa tem um impacto económico de 194 milhões de euros e que as actividades portuárias polarizadas naquela infra-estrutura têm um impacto económico de 4,4 mil milhões de euros.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística