O Secretário Geral da Organização Marítima Internacional (IMO), Kitack Lim, reuniu todos os Estados Membros e a indústria marítima em geral para apelar uma vez mais à conversão do sector do transporte marítimo ao acordo de Paris e demais acordos no sentido de reduzir em 50% o nível de emissões de carbono até 2050.
Este apelo surgiu na sequência da Conferência sobre o clima – High Level Conference on Climate Change and Oceans Preservation – a decorrer em Bruxelas, na Bélgica. Pelo que, na última Terça-feira, orientando o transporte marítimo para a transferência para novas tecnologias, com foco na pesquisa e desenvolvimento, Kitack Lim referiu que “precisamos que os Estados Membros da IMO trabalhem como um, […] e tragam propostas concretas para a IMO”.
Dirigindo-se aos responsáveis portuários, o Secretário Geral comentou a necessidade da mudança nas infra-estruturas dos mesmos para reduzir emissões. Especialmente no porto de Bilbao, considerado a chave no que respeita ao sistema de transporte marítimo.
A conferência que foi aberta pelo Primeiro-Ministro da Bélgica, Charles Michel, e pelo Príncipe Alberto II do Mónaco, e incidiu no fortalecimento do Índice de Design de Eficiência Energética (EEDI) e dos Planos de Gestão de Eficiência Energia no Navio (SEEMP) para navios, bem como na recolha de informações sob o combustível.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística