Armadores reagem à saída dos Estados Unidos do acordo de Paris com esperança numa colaboração entre a União Europeia e a China para a transição rumo à utilização de energias limpas no transporte marítimo
International Chamber of Shipping

A Câmara Internacional da Marinha Mercante (International Chamber of Shipping, ou ICS) e a Associação de Armadores da Comunidade Europeia (European Community Shipowners’ Associations, ou ECSA), são favoráveis à intensificação da cooperação entre a China e a União Europeia (UE) para se alcançar um acordo global em matéria ambiental no sector do transporte marítimo.

A posição da ECSA e da ICS foi manifestada na sequência da retirada dos Estados Unidos do acordo de Paris sobre as alterações climáticas e baseia-se e indícios de que tal cooperação poderá ocorrer verificados durante a 19ª cimeira China/UE que decorreu em Bruxelas, na última semana.

Na ocasião, responsáveis chineses e europeus reafirmaram o seu compromisso em implementar o acordo e em serem anfitriões, juntamente com o Canadá, em Setembro, de um encontro inter-ministerial destinado a fazer avançar a implementação do acordo de Paris e a transição para uma utilização de energias limpas.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill