Tornou-se o oitavo país a assinar a convenção que regula a reciclagem segura e ambientalmente correcta de navios
Scrubbers

Poucos dias depois da Turquia, foi a vez da Holanda ratificar a Convenção de Hong Kong da IMO (Organização Marítima Internacional), para a reciclagem segura e ambientalmente correcta de navios, segundo comunicado oficial.

A Holanda tornou-se assim o oitavo país a assinar o tratado que obriga os navios a terem um inventário de materiais perigosos, específicos de cada um e os estaleiros de reciclagem a fornecerem um «Plano de Reciclagem de Navios», especificando o processo pelo qual cada navio será reciclado.

O tratado, que entrará em vigor 24 meses após a ratificação por 15 países representativos de 40% do transporte marítimo mundial por tonelagem bruta e um volume máximo combinado anual de reciclagem de navios não inferior a 3% de sua tonelagem combinada, já foi ratificado pela Bélgica, Congo, Dinamarca, França, Noruega, Panamá e Turquia, que representam mais de 20% da tonelagem mundial de navios mercantes.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill