Os accinonistas da Hyundai Heavy Industries (HHI) votaram a favor da fusão com a Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering (DSME), apesar da oposição dos trabalhadores de ambas as empresas, que receiam a perda de postos de trabalho, refere o Safety4Sea. Segundo a publicação, a fusão dará origem a um estaleiro responsável por 21,5% das encomendas mundiais de novos navios.
Ainda segundo a publicação, os receios dos trabalhadores assentam na realidade dos últimos quatro anos, durante os quais foram despedidas 30 mil pessoas no conjunto dos dois estaleiros. A forte oposição ao negócio, de aqui demos conta, e que gerou alta tensão entre os trabalhadores e responsáveis da HHI junto à sede da empresa durante toda a semana anterior, levou a que a votação tivesse decorrido sob forte protecção policial.
Para se concretizar, o negócio terá ainda que merecer a aprovação de várias entidades reguladoras da concorrência na Coreia do Sul e mesmo no resto do mundo. Segundo a mesma publicação, existem preocupações das duas empresas relativamente à posição das entidades na China e na União Europeia.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística