VesselsValue

No arranque de 2017, a VesselsValue, uma plataforma online de avaliação do valor dos navios comerciais, fez o ponto da situação do mercado e o jornal World Maritime News, em edição recente, partilhou os resultados relativos às 10 principais frotas.

De acordo com a VesselsValue, a Grécia é o país com a frota mais valiosa (cerca de 58,4 mil milhões de euros), seguido do Japão (55,7 mil milhões de euros), China (47,4 mil milhões de euros), Singapura (26,4 mil milhões de euros), Estados Unidos (23,9 mil milhões de euros), Alemanha (21,9 mil milhões de euros), Noruega (21,1 mil milhões de euros), Coreia do Sul (14,7 mil milhões de euros), Dinamarca (13,4 mil milhões de euros) e Reino Unido (11 mil milhões de euros).

Segundo o jornal, embora a Grécia tenha mantido o primeiro lugar relativamente ao ano anterior, no princípio de 2017, a sua frota valia menos 7,6 mil milhões de euros do que há um ano e menos 12% nos segmentos de carga. Os Estados Unidos, que estavam em segundo lugar há um ano, começaram 2017 com uma frota 2,7 mil milhões menos valiosa do que no ano passado.

Nos segmentos de carga, a frota alemã perdeu 30% de valor (7,6 mil milhões de euros), particularmente devido à crise no mercado dos contentores. Já nos graneleiros, as três principais frotas (Japão, Grécia e China), valorizaram-se em cerca de 2,7 mil milhões de euros cada, principalmente através de aquisições, beneficiando dos preços mais baixos dos activos desde os anos 80 do século passado.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill