TCL

A empresa Terminal de Contentores de Leixões (TCL), concessionária dos terminais de contentores Norte e Sul do porto de Leixões, alcançou um acordo com o Estado que lhe confere a possibilidade de realizar um investimento de 43,4 milhões de euros no Terminal Sul do porto “no prazo máximo de 42 meses”, que contribuirá para aumentar a sua capacidade em 26%, informou o Ministério do Mar.

De acordo com o Governo, o investimento reparte-se por “obras de ampliação do terrapleno (15,9 milhões de euros) e aquisição de equipamentos (27,5 milhões)”, permitindo aumentar a capacidade anual do terminal de 490 mil TEU para 620 mil TEU, quase tanto como o movimento de todo o porto de Leixões em 2016 (660 mil TEU).

A TCL fica obrigada a “praticar um desconto comercial médio de 20% a aplicar sobre o tarifário máximo” e assume a responsabilidade e o risco “de investimento em construção civil, designadamente no que concerne a eventuais desvios de custos e riscos de projecto e de construção”, esclarece o Executivo.

O Ministério do Mar esclarece também que a concessão terá “uma prorrogação de 5 anos”, mantendo-se “as rendas devidas pelo concessionário à Administração dos Portos de Douro e Leixões (APDL), assim como o direito de reposição do equilíbrio económico-financeiro do concessionário”.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill