O Governo vai promover a reabilitação das linhas ferroviárias entre o porto de Sines e Elvas (fronteira do Caia), anunciou o ministro do Planeamento e Infra-estruturas, Pedro Marques, no último Sábado.
O projecto beneficiará de apoio financeiro comunitário e avançará com um primeiro investimento de 18,5 milhões de euros para a requalificação de nove quilómetros da linha ferroviária entre Elvas e a fronteira com Espanha, anunciou o ministro.
A ”primeira empreitada dessa reabilitação (Sines-Caia) começará em Elvas, com a modernização do troço até à fronteira, cujo concurso será lançado no início da Primavera, para que a obra possa concluir-se no próximo ano”, referiu a Lusa, citando Pedro Marques.
A obra consistirá numa renovação completa da actual linha, “com reabilitação de duas pontes, desnivelamento de passagens de nível” e ampliação da estação de Elvas, o que tornará possível receber comboios de mercadorias com 750 metros de comprimento.
Com esta medida, o Governo pretende aumentar a competitividade do porto de Sines, que deseja tornar no principal porto de mercadorias para Madrid, e ampliar a colocação de carga portuguesa no resto da Europa.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística