Por agora, Moody´s mantém classificação da empresa
MOL

A anunciada fusão das três maiores companhias japonesas de transporte marítimo (Kawasaki Kisen Kaisha, ou K Line, a Mitsui O.S.K. Lines, ou MOL, e a Nippon Yusen Kabushiki Kaisha, ou NYK Line), não teve impacto imediato no rating da MOL e na sua perspectiva negativa, segundo a agência Moody’s, refere o World Maritime News.

Embora a agência espere que a integração dos três negócios prove ser vantajosa a prazo se gerar mais disciplina e melhor capacidade de gestão, o impacto que terá nos balanços e as sinergias em cash flow permanecem incertos. E essa incerteza inclui dúvidas sobre se as companhias irão transferir as suas frotas e a estrutura de capital para uma nova joint-venture.

Segundo o jornal, a Moody’s admite que as potenciais economias de escala resultantes da fusão possam gerar maiores lucros e maior competitividade de custos, graças a custos operacionais menores, descontos nas novas construções de navios, menos despesas em docas secas e menos custos de financiamento.

A integração também poderá permitir serviços mais frequentes e fiáveis, assim como optimização de rotas e de capacidade de utilização, de acordo com a agência. Uma frota maior pode também permitir mais flexibilidade de resposta às mudanças nos padrões internacionais de comércio e à evolução das normas internacionais aplicáveis ao transporte marítimo.

A agência recorda, no entanto, que existe pouca informação sobre como serão atingidas as sinergias de 962 milhões de euros anuais e que a MOL precisa de materializar um aumento de rentabilidade e cash flow nos próximos 12 a 18 meses para manter o seu rating.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill