De acordo com o mais recente relatório da BIMCO, a frota dos avios de graneis secos está a aumentar à medida que cresce a procura, tendo a entrega de novos navios atingido mesmo a mais elevada quantidade desde 2013.
MOL

De acordo com o relatório da BIMCO, a taxa de crescimento anual frota de graneis sólidos atingiu mesmo os 2,6% em Janeiro, não apenas em razão da maior entrega de navios alguma vez realizada desde Janeiro 2013, mas também porque, devido à subida da procura, o número de navios enviados para demolição também caiu para metade d e quanto verificado em Janeiro de 2016, encontrando-se já nos 2,8% no final de Fevereiro.

Para a BIMCO, tais taxas de crescimento não se afiguram sustentáveis, advogando assim o regresso à política de mais acentuado número de desmantelamentos porquanto, permanecendo as taxas de crescimento da frota acima dos 2%, o desequilíbrio entre a oferta e a procura irá ser inevitável.

Nesse enquadramento, a BIMCO espera também que o crescimento da frota de graneis sólidos estabilize na casa dos 1,6% em 2017, atingindo também o desmantelamento total, em termos de capacidade, na ordem dos 19 milhões de toneladas de arqueação bruta, valor, apesar de tudo, significativamente mais baixo do que o ocorrido nos dois anos anteriores que se situou na casa dos 30 milhões de toneladas anuais.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill