Na mais recente conferência realizada no Porto de Roterdão subordinada ao tema, «Ocean Meets Rail», uma das principais conclusões a reter é a importância atribuída à ferrovia como modo de escoamento logístico das cargas movimentadas nos portos europeus.
Donald Trump

Como referido, tendo em atenção, por um lado, o crescente congestionamento das estradas, associado à diminuição do nível da água dos rios, a par da crescente tendência também para o aumento de volume dos navios, a conclusão é que a ferrovia tem na Europa, sobretudo no que respeita à Europa Central e Europa de Leste, uma nova oportunidade de desenvolvimento que não deve ser desperdiçada.

Como também foi referido na Conferência que reuniu mais de 80 entidades representantes dos sectores do Transportes Marítimos, tanto de Curta como de Longa Distância, bem como de companhias ferroviárias, o primeiro passo agora é ter, de facto, plena consciência desta enorme oportunidade e estudar seguidamente novas possibilidades de cooperação entre todos de forma de melhor articular toda a cadeia logística, nunca deixando de ter igualmente em causa de a mesma ultrapassar, no caso, múltiplas fronteiras.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill