O Porto de Sines recebeu no fim-de-semana passo o navio Evelyn Maersk, de 15.550 TEU, onde se incluem 1286 contentores refrigerados um comprimento total de 398 m, largura de boca de 56,5 m e um calado máximo de 16 metros, constituindo-se também como o maior navio porta-contentores a ter alguma vez escalado Sines.
O Evelyn Maersk pertence à «E Class Containership» do principal armador mundial, a Ap Moller Maersk, estando atualmente integrado no serviço regular SWAN que o Extremo Oriente à Europa e fez escala no Porto de Sines vindo da Malásia, do Porto de Tanjong Pelepas, e seguindo posteriormente com destino a França, ao Porto de Le Havre.
A escala do Evelyn Maersk integram-se no âmbito da Aliança 2M firmada em entre a MSC e a Maersk, começando a ter efeitos no Terminal de Sines desde Janeiro passado, conduzindo também, como se espera a um incremento de volumes de carga movimentada durante 2015.
De referir ainda que, para além das exigências de fundos de operação, os terminais para receberem este tipo de navios de grande porte, necessitam de estar igualmente equipados com pórticos Super Post Panamax, tendo em conta a sua envergadura, nomeadamente as 22 filas de contentores a bordo.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística