União dos Armadores Gregos

O sindicato dos estivadores do porto do Pireu, na Grécia, agendou para hoje o lançamento de greves sucessivas de 48 horas em protesto contra o processo de privatização daquela infra-estrutura, informa o World Maritime News.

De acordo com o jornal, a greve vai afectar o tráfego no porto e, segundo o sindicato, pode estender-se a outros portos do país. Esta é mais uma acção de protesto na sequência de outras que os trabalhadores portuários têm promovido, contra a privatização dos dois maiores portos do país – Pireu e Tessalónica.

Para os trabalhadores portuários, está em causa a eventual perda de postos de trabalho, na medida em que operadores estrangeiros podem introduzir uma força de trabalho mais barata.

O processo de venda de 67% do porto do Pireu e de Tessalónica foi lançado em 2014 pelo Governo de Antónis Samaras, no quadro do plano de resgate financeiro à Grécia. O acordo para a transferência da maioria das acções foi assinado em Abril entre a Cosco Group (Hong Kong) Limited e a TAIPED (Hellenic Republic Asset Development Fund).

De acordo com a Reuters, citada pelo jornal, a Grécia pretende convidar os investidores a lançarem as suas ofertas para o porto de Tessalónica no final de Setembro.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill