Depois de afastamento, na sequência da concorrência chinesa
COSCO Shipping Holdings

A autoridade do porto sul-coreano de Busan (Busan Port Autohority, ou BPA), que serve a principal zona industrial do país, está a considerar encomendar várias gruas rolantes a estaleiros nacionais para equiparem os novos terminais daquela infra-estrutura, refere o World Maritime News, citando a agência noticiosa sul-coreana Yonhap News Agency.

O jornal adianta que o custo de dez gruas é de cerca de 910 milhões de euros, antecipando o que pode ser o número de gruas a encomendar. Somando esta encomenda aos pedidos de novas gruas para substituir equipamentos antiquados em vários portos da Coreia do Sul, a Yonhap News Agency adianta que pode estar em perspectiva um regresso dos estaleiros do país a um mercado que abandonou em 2006, na sequência de uma concorrência mais favorável por parte da China, que passou a fornecer gruas mais baratas.

Entretanto, a diferença de preço entre as gruas coreanas e as chinesas diminuiu para menos de 5%, refere o jornal, acrescentando que já em Setembro de 2016 a Coreia do Sul anunciou intenções de investimento no valor aproximado de 3,3 mil milhões de euros no desenvolvimento dos portos nacionais até 2020 destinado a prepará-los para a era dos super navios.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill