Autoridades ainda não adaptaram a regulamentação interna
SOLAS

A Dirección General de la Marina Mercante, de Espanha, ainda não regulou a aplicação da norma às alterações relativas à pesagem de contentores introduzidas pelo Comité de Segurança Marítima da Organização Marítima Internacional (IMO) na Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (SOLAS) que entrarão em vigor a 1 de Julho, refere a última edição do jornal espanhol Transporte XXI.

A pouco tempo da entrada em vigor da nova regra, carregadores, transitários, armadores, autoridades portuárias, entre outros operadores, estão preocupados sobre o modo como se fará a adaptação às novas obrigações da lei internacional, apesar de Espanha não constituir um caso único. Antes pelo contrário. Nem a Europa nem os principais exportadores mundiais, como a China e os Estados Unidos, adaptaram a sua legislação sobre a matéria às novas imposições internacionais, refere o jornal.

A partir daquela data, se não existir uma moratória, nenhum contentor poderá embarcar sem um certificado de verificação de peso bruto dos contentores. Nesse momento, “os portos espanhóis podem colapsar se começarem a receber contentores sem certificado”, afirmou ao jornal Ernesto Mandariaga, especialista em segurança marítima.

Mas nem todos estão tão alarmistas. Jordi Espín, presidente da Transprime (Associação Espanhola de Empresas de Transporte Privado de Mercadorias e Grandes Utilizadores de Serviços Públicos), pelos carregadores, defende que as verificações possam fazer-se em nome de pessoas jurídicas e não apenas de pessoas físicas.

Apesar dos problemas que está a gerar, as transportadoras congratulam-se com a nova norma, que permitirá mais segurança, menos perdas de contentores no mar e menor consumo de combustível.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill