Valor total da concessão deve ascender assim a 1.5 mil milhões de euros

O Grupo Cosco, de HongKong, apresentou já uma nova oferta de 368,5 milhões de euros por 67% do Porto do Pireu, ou o equivalente a uma oferta de 22 euros por acção.

Nesse enquadramento, o valor total da privatização deve assim ascender a 1,5 mil milhões de euros, compreendendo os referidos 368,5 milhões aos quais haverá a somar mais 350 milhões de os investimentos impostos no contrato de concessão a serem realizados num período de dez ano, bem como mais 410 milhões esperados pelo pagamento dos respectivos dividendos da concessão, para além, evidentemente, de outros investimentos planeados mas não incluídos desde já como imperativos no contrato, bem como outros dividendos e juros a receber ao longo da sua vigência até 2052.

O negócio encontra-se estruturado em duas fases, pagando a Cosco, numa primeira, 280,5 milhões de euros por 51% das acções do Porto do Pireu, com a perspectiva de, ao fim de cinco anos, cumpridas as determinações impostas no contrato, incluindo a realização dos anteriores investimentos referidos, o pagamento de mais 88 milhões, aumentando assim a sua quota parte para os igualmente referidos 67%.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill